Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

14.7.15

Para as abelhas

Entre os nossos canteiros temos um especial... Feito com as nossas amigas abelhas em mente.
Desse canteiro fazem parte algumas das plantas preferidas destes animais tão essenciais à nossa sobrevivência. Para além das plantas temos também um recipiente de barro cheio de água mas com pedras dentro de forma a que as abelhas possam ter acesso à água sem se afogarem.  

 


O nosso canteiro é constituído por jasmins, mentas, oregãos, poejo, alfazemas e uma pequena budléia (árvore das borboletas) mas entre as favoritas das abelhas estão também o manjerico, funcho, malva, manjerona, alecrim, dente de leão, tomilho, borragem, hortelã, margaridas, girassol, tremoceiro, papoila e zínia. Também são atraídas por árvores de fruto e encontro-as muitas vezes a comerem as minhas ameixas mais maduras nesta altura do ano.
Estima-se que as abelhas são responsáveis por cerca de 25% da polinização necessária para a produção alimentar a nível mundial. Logo ao proporcionar comida, água e abrigo a estes animais estou a garantir uma maior taxa de sucesso na minha horta também.
Se querem dar um simples passo para salvarem o nosso planeta façam também um canteiro para estas nossas amigas. 

2 comentários:

  1. E o cebolinho e a alfzema? Na minha horta, as abelhas adoram essas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Temos 3 alfazemas neste canteiro e realmente as abelhas adoram.
      Cebolinho tenho num vaso grande ao pé de casa porque utilizo bastante na comida. Vou tentar separar uma parte e plantar neste canteiro para as abelhas. Obrigada pela sugestão!!

      Eliminar