Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

26.9.15

Visitas inesperadas


Viver no campo é... Chegar a casa e perceber que temos uma osga a descansar na salamandra da sala. Felizmente do lado de dentro da salamandra. Os miúdos adoraram observa-la através do vidro como se tivessem cola nas patas. 


Fomos pesquisar sobre elas e o que as segura às paredes não é cola nem ventosas mas sim a atracção electrostática, como quando os cabelos ficam em pé presos ao ecrã da televisão. As suas patas estão cobertas por pêlos minúsculos mas super fortes e com capacidade de ligarem e desligarem a aderência às superfícies.
Para além de terem super poderes as osgas também são muito úteis no controlo de várias espécies de insectos, como moscas e mosquitos, e ao contrário da crença popular, não são venenosos nem causam doenças dermatológicas. São animais benéficos e completamente inofensivos.

1 comentário:

  1. Aqui em casa (leia-se no quintal) também temos muitas.Quando vim para cá morar arrepiava-me um bocadinho sempre que via alguma, mas depois também fui ler e até fiquei a simpatizar com este bichinho. Não sei se elas pressentem quem lhes quer bem, mas a verdade é que a nossa casa é a que tem mais.E assim que nos vêem, escondem-se logo, um bicho completamente pacífico e útil, mas que infelizmente ainda é alvo de muita exterminação.

    ResponderEliminar