Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

7.10.13

Novo cantinho dos miudos

Este ano quando do inicio do ano lectivo e após alguma pesquisa relativa aos vários métodos pedagógicos como o método Waldorf e o método Montessori, decidimos aqui pela quinta fazer um cantinho na sala para os miúdos. Eles já tinham um cantinho para cada um no quarto que partilham nas era pouco utilizado por eles uma vez que preferem sempre estar na sala junto a nós do que sozinhos no quarto. Na nossa casa a sala é o centro da acção familiar. Ocupa mais de metade da área total da casa e alberga num espaço amplo sala de estar, sala de refeições, cozinha, e tem acesso por uma portada ao alpendre grande onde os miúdos podem brincar no exterior mas protegidos do frio e da chuva. E agora acrescentámos um espaço para eles onde possamos brincar todos juntos nos dias mais frios que se avizinham.






E foi um projecto fácil e que ficou bastante em conta pois apenas tivemos que comprar umas cestas, um tapete e umas prateleiras de especiarias, tudo do IKEA. Também imprimi uns textos para inspiração que coloquei numas molduras que comprei no AKI. Agora queria ainda comprar um candeeiro de pé que também já vi o AKI e uns cabides de parede também do AKI para pendurar os chapéus deles (que se vêm na foto) que sabem que têm que colocar quando querem ir para a rua brincar e os casacos para vestirem no inverno e para pendurar o saco do meu projecto de malha para o Inverno (que também se vê na foto).
O objectivo é ter tudo acessível à altura deles de modo a que por um lado sejam mais autonomos mas por outro que facilmente eu e o pai nos consigamos envolver nos jogos e nas aprendizagens uma vez que estamos mesmo a li ao pé.
Até agora estou muito contente com os resultados. Temos jogado e lido juntos todas as noites e a televisão, que embora nunca tenha tido um papel predominante cá em casa, está a perder cada vez mais visibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário