Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

30.1.14

Oil pulling e a magia dos óleos essenciais.

Esta noite acordei sobressaltada era cerca de 2 da manhã. Passei imenso tempo às voltas na cama super ansiosa e com dores que tenho tido ultimamente pela altura da ovulação. Levantei-me e fui ao meu armário e preparei um óleo de massagem com óleo de amêndoas doces como base (2 colheres de sopa) mais 3 gotas de cada óleo essencial de alfazema, gerânio e ylang-ylang. Massajei com este óleo a zona inferior da barriga, os pés, as axilas, os pulsos e por detrás dos joelhos. Voltei a deitar-me e continuei à voltas na cama e pensei em voltar a levantar-me para tomar um comprimido para as dores mas, mais por preguiça, não o fiz. Passado cerca de 15-20 minutos já não tinha dores e estava muito mais calma e descontraída. Até os meus pensamentos negativos e ansiedades tinham passado. E finalmente adormeci… Incrível como depois de mais de dois anos a utilizar óleos essenciais para várias maleitas cá em casa ainda me surpreendo com a sua eficácia.

Motivada com os acontecimentos da noite anterior, hoje de manhã assim que me levantei, tomei coragem e pus em prática pela primeira vez o Oil pulling. (O conceito deste método está muito bem explicado e em português  aqui. Todas as minhas restantes fontes de recolha de informação são estrangeiras mas posso enviar links a quem estiver interessado)
O objectivo é conseguir bochechar todos os dias logo de manhã, em jejum, durante 20 minutos, com 1 colher de sopa de óleo de coco durante os próximos 30 dias.

Dei preferência ao óleo de coco em vez do azeite principalmente pelo sabor ser mais suave, e derreti o óleo antes de o colocar na boca uma vez que o óleo de coco nesta altura do ano está solido à temperatura ambiente. À colher de sobremesa de óleo de coco acrescentei  1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta  que achei que pela suas propriedades era excelente para complementar o efeito do oil pulling.
Depois foi só bochechar com esta mistura durante o banho. Não foi tão desagradável como julguei, em grande parte devido ao sabor a mentol. E consegui aguentar a bochechar o banho quase todo, durante cerca de 10 minutos. O objectivo é chegar aos 20 minutos mas para primeira vez fiquei bastante satisfeita.
De seguida bochechei bem com água morna, mas sem sal, e lavei os dentes como normalmente.
Para finalizar bebi um copo de água morna com 1 gota de óleo essencial de limão.




Para já o única alteração que senti foi a boca sempre fresca e limpa como se tivesse andado a mascar pastilhas elásticas de mentol o dia inteiro. No final destes 30 dias venho aqui dizer se realmente acho que vale a pena ou não continuar.

3 comentários:

  1. Boa noite. Também vais começar a vender este óleo? Gostava de experimentar, mas não me imagino a comprar os ingredientes para o fazer eu própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Este produto tem que ser preparado na altura de tomar por isso não vou vender. Mas consegues arranjar óleo de coco na maior parte das lojas de produtos naturais. O óleo essencial podes mandar vir do site que está no link do post ou podes fazer sem o óleo essencial.

      Eliminar
  2. http://doquecarregonobolso.blogspot.com.br/2013/04/oil-pulling-massagem-bucal-com-oleo.html

    ResponderEliminar