Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

14.5.14

Na horta


As favas já foram todas apanhadas e congeladas para o resto do ano, e os canteiros onde estavam já foram replantados com novas plantas.


No lugar das favas estão agora uns lindos pimentos verdes, vermelhos e padron.



Os primeiros tomates estão agora a nascer. Este ano plantámos cherry, chucha e de cacho. São sem duvida as estrelas da horta de Verão e fazem sucesso entre todos os membros da família, incluindo os mais pequenos que adoram come-los directamente do cacho durante as idas à horta .





Indispensável nesta nossa horta para além do tomate são também o alho francês e os broculos que todos adoramos em sopas, em salteados ou assados no forno com carne ou peixe. Todos os meses na feira compramos cerca de 15 pés de cada e assim temos sempre.





Apesar do tempo das couves já ter acabado ainda temos uns belos repolhos a crescer...


 

 No final do Inverno / principio da Primavera já tínhamos posto alfaces mas a chuva deu cabo da maioria delas . Agora finalmente estão lindas e a crescer a olhos vistos


 As cenouras também já estão grandes e doces mas têm uma forma esquisita pelo que a próxima sementeira vamos fazer numa cama alta, mais fofa para que consigam crescer melhor e ter o formato típico da cenoura.
 

As courgetes é dos legumes mais fáceis de crescer e dão-se muito bem por estes lados.Têm muito pouco tempo na terra e já tenho algumas boas para apanhar.


E as minhas preferidas da horta nesta altura... ervilhas, ervilhas de quebrar e feijão verde. Deliciosos em salteados de legumes, num arroz de tomate campestre ou numa saladinha de feijão verde cortadinho.




e finalmente os alhos, na terra desde o inicio do Inverno, e que Inverno este com frio e chuva.... mas parece que estão bons e a crescer. Ainda não estão prontos temos que aguardar pelo S.João...
 

E este foi o cabaz para o jantar de ontem: Alho francês,broculos, courgete, ervilhas de quebrar e ainda uns grelos de couve para compor o ramalhete.


É uma sensação fantástica puder chegar à horta e apanhar o jantar e completar com um dos nossos frangos caseiros assados no forno. Uma refeição deliciosa e apenas com coisas produzidas aqui na quinta...


Sem comentários:

Enviar um comentário