Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

25.6.14

Experiências na horta

Finalmente lá me resolvi a pedir ordem ao namorido para utilizar parte da palha do seu cavalo na minha horta.
É que a palha está pela hora da morte.... mas apesar de ter sido usada a medo (leia-se sovinamente) os resultados foram muito bons. Talvez não tanto no controlo de ervas daninha mas excelente a manter a humidade e frescura no solo. Próxima semana vou colocar mais palha no canteiro dos pimentos, pepinos e das courgetes e também fazer um canteiro especial para as alfaces com palha e rede de sombra para tentar prevenir que voltemos a ter uma perda como tivemos este mês de cerca de 80% das alfaces que plantámos que se queimaram com o calor.


E da horta esta semana....





2 comentários:

  1. Cartão e papel de jornal também pode ser utilizado para o controlo de ervas daninhas, faz-se uns boracos para as plantas e pode até deixar de um ano para o outro para adicionar matéria orgânica ao solo.
    As alfaces podem ser plantadas entre outras plantas para favorecerem das sombra ou semi sombra que as outras podem dar às alfaces, por exemplo, entre tomateiros etc. como é uma planta que não sofre de grandes "doenças" não há perigo em se plantar sempre no mesmo sitio.
    Uma alternativa poderia ser plantar outras plantas que beneficiem o solo ou outros vegetais, que depois se pode cortar e deixar ficar para decomposto directamente no solo e como controlo de ervas e humidade. Uma optima planta seria a alfafa ou "lucerne" em inglês. Como é uma planta da familia das leguminosas fixa o nutrigénio na terra. Na Australia usa-se muita essa planta, eu não tenho experiência própria porque vivo na Escócia, mas o clima Australiano é muitas vezes referido como Mediterrânico. Há também outras plantas que se pode usar, em inglês dá-se o nome de "green manure".
    Uma alternativa à palha seria usar palha de cereais, não sei como se diz em português, mas basicamente é o que resta da plantas depois de ser retirada a semente dos cereais, como essa "palha" já não tem valor nutricional para os animais, normalmente é muito mais barata. pelo menos por aqui.
    Espero que ajude!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Susana!
    O green manure vou tentar aplicar este inverno e o cartão já tentei num pequeno canteiro mas não me deu bons resultados. Vou ver se encontro a tal palha mais barata de que fala e plantar a alface entrecalada com os pimentos uma vez que os tomates já estão plantados e a dar fruto.
    Espero que continue a passar por este meu cantinho para me dar mais boas ideias como estas....

    ResponderEliminar