Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

2.7.14

Esta semana na horta





 
 
 


   
Esta semana, confrontados com o sucesso que a cobertura de palha fez no canteiro das cebolas, decidimos começar aos poucos a colocar palha nos restantes canteiros. Aproveitámos também para mondar as imensas ervas daninha que estavam a ficar fora de controlo e colocámos um toldo nas alfaces para as proteger um pouco do sol que tinha morto a maioria das que comprámos o mês passado. Para além da protecção que estas alterações trazem as culturas, guardando-as do sol e mantendo a humidade do solo, acho que esteticamente também resultaram muito bem e a horta está com um aspecto muito mais cuidado.
As estrelas da horta nesta época são, pelo menos cá por casa, os tomates e este ano a produção parece estar em alta e são já uma constantes na maioria das nossas refeições.  
Para além das abóboras ( muitas delas nasceram espontâneas espalhadas pelo terreno pelos porcos e pelas galinhas), dos melões e das melancias, aos pés das árvores, este ano, crescem também batatas doces da comporta, e várias espécies de feijão de secar. Nestas culturas não vamos colocar a palha pois já estão bem desenvolvidas e elas próprias como produzem muita folhagem conseguem fazer o efeito de reter as ervas daninha e de manter a frescura da planta em si.
Próxima semana vamos falar com a pessoa a quem compramos a lenha para ver se nos arranja desperdício dos cortes da lenha ( pedaços muito pequenos de madeira) para colocarmos nos pés das árvores e nos caminhos da horta. É semelhante à casca de pinheiro de compra e funciona como a palha protegendo as árvores do calor excessivo e mantendo a humidade da terra.

E este foram alguns dos cabazes desta semana:


    

5 comentários:

  1. Amiga, tens que arranjar um bom congelador para isso tudo...
    Costumas fazer compotas com as tuas frutas? Tenho uma revista só de compotas de todos os frutos e várias combinações, se quiseres, empresto-te.

    ResponderEliminar
  2. O ano passado fizemos algumas compotas e este ano queria fazer mais. Estas pêras e estas ameixas deixei numa venda aqui da Palhota e o dono diz que já saíram todas, mas ainda tenho muitas para apanhar para fazer compotas...Quando vieres cá para estes lados trás a tua revista!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, a palha que usam é biológica? É que procuro produtores de palha biológica e não encontro em lado nenhum!
    Excelente blg, muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, a palha que usam é biológica? É que procuro produtores de palha biológica e não encontro em lado nenhum!
    Excelente blg, muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Olá! A palha não é biológica. Compramos a um senhor aqui da terra.Alguma dela é apanhada de campos onde nasce e cresce selvagem, mas a maioria é semeada com sementes recolhidas do ano anterior em terrenos adubados com estrume e deixada a crescer livremente até à altura da apanha. É o mais natural possível mas por vezes são compradas sementes não biológicas para reforçar a sementeira e ocasionalmente a terra é adubada com produtos menos naturais. Deixo aqui um link para um sitio que pode ter o que pretendes:http://www.herdadedecarvalhoso.pt/index.html
    Obrigada!!

    ResponderEliminar