Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

7.7.14

Xarope de Bagas de Sabugueiro

Semana passada, a caminho de casa reparei num sabugueiro carregado de bagas à beira de uma estrada de terra batida que passa junto aqui da quinta. Parei o carro e entretive-me a apanhar umas quantas com a ideia de finalmente experimentar umas receitas que tinha visto o Inverno passado a circular pela net.
Segundo vários estudos (dos científicos, com estatística e  cobaias humanas) este xarope ajuda a aliviar os sintomas das gripes e constipações e reforça o sistema imunitário.


A receita é muito simples:
2 chávenas de bagas frescas
1 chávena de água
1 pedaço de gengibre fresco ralado (do tamanho do polegar)
2 paus de canela
1 estrela de anis
Ferver os ingredientes todos em lume brando durante 30 a 45 minutos até o liquido reduzir para cerca de metade. Retirar do lume, passar no escoador de forma a filtrar as bagas e ficar apenas com o liquido e deixar arrefecer. Quando estiver morno juntar 1 chávena de mel. Mexer bem e guardar em recipiente previamente esterilizado dentro do frigorífico.




Para prevenção de estados gripais e para reforçar a imunidade a dosagem diária a tomar é 1 colher de sopa para adultos e 1 colher de sobremesa para crianças. Para aliviar os sintomas de uma gripe ou constipação já instalada a dosagem mantém-se mas de 2 em 2 horas em vez de 1 vez por dia.

Confesso que depois de ter feito o xarope achei que dificilmente iria convencer o namorido e os miúdos a tomarem disto... Por isso usei uma abordagem diferente e cá por casa não o tomamos como um xarope. Utilizamos como topping no iogurte ou na panqueca do pequeno-almoço... Delicioso!



3 comentários:

  1. Muito boa a Ideia

    ResponderEliminar
  2. Bagas de sabugueiro aqui só lá para finais de Agosto, com sorte! Não me lembro bem quando as amoras estão prontas em Portugal, por cá é ao mesmo tempo, dai que fazer doce de amora e as bagas, também é muito bom!
    E para o ano, as flores também se podem usar para fazer várias coisas, xarope para adicionar à agua é o mais usado, mas no outro dia comi um "turkish delight" feito com as flores, em vez de xarope de rosas, que gostei imenso; mas convem apahar de manha para os insectos não ficarem com o polen todo. Diz que as flores s#ao boas para as alergias "ao ar"

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana! Por aqui também as amora e as framboesas já começam a amadurecer. Temos apanhado uma mão cheia delas todos os dias. Próximo ano tenho que pesquisar mais sobre as flores. Obrigada pela ideia.

    ResponderEliminar