Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

29.9.14

Doce Marmelada


A minha sogra não tem uma horta mas tem um marmeleiro no jardim. 
A semana passada deu-me uma caixa cheia de grandes e cheirosos marmelos, por isso aproveitei o sábado de chuva e passei a tarde na cozinha a fazer marmelada e geleia.
Foi muito simples de fazer e ficaram mesmo muito saborosas. A marmelada ficou clarinha e com textura de compota e a geleia com uma cor mais forte e da consistência da gelatina. 
A marmelada demora muito menos tempo a fazer que a geleia e rende mais. Mas com um resto de geleia ainda fizemos uns divertidos rebuçados e chupas, por isso acabou por valer em divertimento o trabalho extra que deu.


Receita:

Lavar bem os marmelos e arranjar.
Cascas e caroços para um tacho;
Marmelos limpos cortados aos pedaços noutro tacho;
Colocar ambos os tachos ao lume com 2 paus de canela e a casca de 1 limão.
 - O dos marmelos com pouca água (só até cobrir os ditos)  até estarem bem cozidos.
 - O das cascas e caroços com 2/3 do peso em água (no meu caso cascas e caroços de 2Kg de marmelos 1300ml água) até o liquido reduzir para metade (cerca 2h)

Enquanto as cascas e os caroços fervem e depois dos marmelos estarem bem cozidos, retira-los do lume, escorrer bem e pesar.
Adicionar 2/3 do peso dos marmelos (depois de cozidos e escorridos) de açúcar. 
Triturar tudo muito bem e levar novamente ao lume até ganhar o ponto desejado. No nosso caso como gostamos da marmelada com uma textura mais cremosa e clarinha bastaram 15 minutos a ferver. Se quiserem uma marmelada mais rija deve deixar mais tempo.
Depois é só despejar para umas taças previamente esterilizadas e tapar com folha de papel vegetal.


Quando tiverem terminado a marmelada podem começar com a geleia:
Passar por um escorredor fino as cascas e os caroços; 
Pesar a água que ficou e adicionar 2/3 de açúcar (no meu caso fiquei com 750ml de água pelo que adicionei 500g de açúcar),
Deixar ferver em lume forte até atingir o ponto desejado (cerca de 15m);
Depois é só despejar para um frasco previamente esterilizado e tapar depois de arrefecido.



No final disto tudo, a pedido especial do namorido, ainda fiz uns rebuçados de geleia.
Bastou para isso reservar um pouco da geleia no tacho e deixar ferver durante mais um bocado até atingir o pouco rebuçado e depois deitar uma colher de sopa sobre papel vegetal e deixar arrefecer.


Delicioso e super divertido!



Sem comentários:

Enviar um comentário