Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

11.3.15

Há dias assim

Ontem foi um dia negro no galinheiro.
A porca comeu uma das nossas galinhas preferidas à qual chamávamos N.3 (3º pinto da 1º ninhada que nasceu cá na quinta) e o nosso casal de patos bravos desapareceram sem deixar rasto.
Quanto à porca não sei já o que fazer pois não é a primeira galinha que come. Sempre que tem oportunidade e alguma galinha mais distraída se aproxima da rede ela caça-a na hora. Farto-me de ver fotos no Instagram de porcos a conviver animadamente com galinhas e cá nesta quinta nossa já é o segundo porco comedor de galinhas que temos entre mãos.


Em relação aos patos bravos, e segundo amigos mais informados nestes assuntos, devem ter fugido para junto de um dos muitos bando de patos que frequentam esta zona. Na verdade também já tinha lido sobre esta possibilidade, como andavam à solta e com tantos bandos de patos bravos selvagens a passar por aqui, eu sabia que havia a possibilidade de escolherem partir. Mas quando no inicio do mês a pata fez ninho e iniciou a postura dos ovos essa hipótese pareceu-me improvável. Contrariando a minha opinião, ontem ao final do dia quando fomos recolher as galinhas, por muito que procurássemos, não vimos sinais dos patos. Fugiram deixando para trás um ninho com 9 ovos.




 O ideal era alguma galinha pegar no choco para lá lhe colocar os ovos da pata, mas dificilmente irá acontecer. Outra hipótese que ando a ponderar é comprar uma pequena chocadeira que já ando a namorar no Ebay desde o ano passado, mas não sei se com este tipo de patos um processo tão artificial resultará. Alguém tem experiência no assunto?

1 comentário:

  1. As cócós são boas para chocar ovos.Também conheço um porco que comia galinhas e teve que ser separado.No outro dia a caminho do monte vi uma porca com vários leitões a pastar num terreno, muito giro.Não desanimes com os dias negros, mas eu consigo compreender-te, também odeio a perda dos bichos que tanto estimamos.

    ResponderEliminar