Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

19.5.15

Novas aquisições




Chica uma linda e meiga cadela Rafeiro Alentejano e 3 gansos para guardarem os restantes animais da quinta que nas ultimas semanas têm sido alvo de ataques de predadores.
Já estão todos perfeitamente adaptados à nova vida nesta quinta nossa.

10 comentários:

  1. Ola! Posso perguntar que tipo de predadores sao? é que eu estava precisamente a falar disso com uma amiga e eu não faço a minima ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, temos vários predadores por aqui. Temos raposas, várias aves de rapina, sacarrabos, mas neste caso foi uma gineta que nos levou em 3 noites cerca de 12 animais. Agora temos que os prender na capoeira durante a noite pois a vedação onde se recolhiam não é suficiente para os proteger pois as ginetas conseguem facilmente saltar qualquer vedação.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo comentário! Eu nasci e cresci no Algarve, no campo a minha avó sempre teve galinhas, e vivi em Portugal até ter 21 anos, no entanto nunca vi uma raposa (aqui em Glasgow vê-se muitas vezes) e nunca tinha ouvido falar nem de sacarrabos nem ginetas!! Quando nos mudar-mos para Portugal vou ter muito que aprender...
      Essa minha amiga com quem estava a falar, disse que tem uma porta automatica na capoeira, ela diz que assim que fica de noite as galinhas vão para dentro e a porta feixa a uma certa altura (aqui fica de noite muito mais tarde do que em Portugal, por isso não perguntei a que horas)

      Eliminar
    3. Ginetas para mim também são novidade, mas as raposas é muito frequente vê-las no caminho que faço para casa. Este ano por falta de coelhos, que viram a sua população diminuir fortemente devido a uma epidemia, andam a rondar as capoeiras dos vizinhos. No nosso caso não se justificam portas automáticas porque como as galinhas andam o dia todo soltas só lhes deito uns grãos ao final do dia, pelo que mal nos vêem de balde na mão vêm logo a correr para o galinheiro e eu aproveito e fecho logo a porta. Estão a pensar mudar para Portugal? Para que zona?

      Eliminar
    4. Pois eu nunca vi nenhuma raposa até vir para Glasgow, se bem que ouvi falar que andava uma por lá. Não sabemos para que zona ainda, o plano é usar o Algarve como base, porque é la que a minha familia está, mas terra no algarve é muito cara e eu gosto de verde (por alguma razão vim cá parar à Escócia) o plano é ir para Portugal e depois decidir. Se alguém nos aceitar, (figas para que isso aconteça) planeámos fazer voluntariado para conhecer diferentes zonas e pessoas.

      Eliminar
    5. Deixo te aqui uns link de sites onde tens muita oferta de vários projectos interessantes que vão surgindo por cá. Boa sorte!!
      http://permaculturaportugal.ning.com/

      http://portugal.ecovillage.org/

      Eliminar
  2. Oh que doce de cadelinha, certamente que vai adorar a quinta.Lamento a perda de tantos animais, a vida do campo por vezes tem destas coisas, mas temos que conseguir seguir em frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante uns dias nem dormi em condições, acordava com qualquer barulho a pensar que me estavam a "assaltar" a capoeira outra vez...

      Eliminar
  3. Por aqui também ha ginetas e raposas. Um bicharoco que também ataca animais domésticos e aparece muito por aqui é o javali.

    ResponderEliminar
  4. Javali? Também há por aqui mas nunca pensei que também atacassem os animais domésticos... Mas pensando bem já tive 2 porcos que me comiam todas as galinhas que apanhassem...
    Aqui pela nossa quinta já consegui controlar a situação mas ainda esta semana o meu vizinho perdeu mais um ganso.

    ResponderEliminar