Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

25.6.13

A Horta




Começamos a horta já muito tarde.

E cometemos muitos erros de principiante. Os caminhos são super estreitos e adubamos a terra com estrume dos cavalos que foi óptimo para as plantas mas também para as ervas daninha ainda com a agravante de que as nossas éguas são alimentadas com ração de sementes e o estrume vem ainda cheio de sementes.

Próximo ano queremos experimentar com alguns métodos novos que tenho pesquisado na net que incluem como adubo o estrume (que temos em abundância) mas também uma camada de cartão para impedir o desenvolvimento das ervas-daninha. E nos caminhos vamos pôr palha e desperdícios de madeira. Mas isto é para o ano...

Este ano vamos tentando fazer frente o melhor possível às imensas ervas daninha que crescem juntos dos nossos legumes e vegetais.

Já apanhamos ervilhas mas deu muito poucas... mas boas que já as comemos com batatinhas e cenouras num assado.

E alfaces, alfaces, alfaces.... estas deram-se muito bem e não conseguimos dar vazão mas as galinhas e a porca agradecem...


Também já apanhamos rúcula, espinafres e rabanetes.

Os feijões-verdes também parecem estar para breve assim como as cebolas.

Os brócolos e as couves tiveram uma infestação de lagartas que comeu a maior parte da produção antes de conseguirmos sequer perceber o que se passava. Como estou decidida a não utilizar produtos químicos na horta resisti a todos os apelos do namorido para irmos comprar "produto para as lagartas" e apanhamos uma por uma à mão, todos os dias, durante quase uma semana e demos às galinhas as couves que tinham mais lagartas... mais uma vez as galinhas agradeceram.

E as vossa horta? Também deixa mais contentes as galinhas do que a vocês? Ou é só a minha?

Sem comentários:

Enviar um comentário