Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

9.10.14

Esta semana na horta:









 Esta semana na horta continuamos com o trabalho de preparação dos canteiros para o Inverno segundo o método no-till. Uma vez que este método consiste em não se cavar o solo mas sim em ir acrescentando "solo" sob a forma de palha, estrume, folhas, relva cortada, desperdícios de madeira e outro material orgânico parcial ou totalmente decomposto, decidimos delimitar os canteiros de uma forma mais permanente. Assim sendo estamos, a trabalhar um canteiro de cada vez, começando por cortar as ervas e deixando-as sobre o canteiro, e acrescentamos sobre as ervas estrume e por cima palha velha. Nos caminhos colocámos folhas de jornais previamente molhados e por cima dos jornais desperdício de madeira.
Aproveitámos também para dar um arranjo no canteiro das bagas utilizando o mesmo método. Retirámos o plástico que tínhamos utilizado sem sucesso para conter as ervas daninha, fizemos um rebordo com pedras e dentro dos canteiros, claro está, palha velha. Aproveitámos também para podar as physalis (à direita), as amoras e framboesas (à esquerda) e os 4 kiwis (em frente nos pés da casinha).  


Espero conseguir acabar os canteiros todos da horta durante as próximas duas semanas antes que o tempo fique terrível demais para andar a carregar fardos de palha e carrinhos de mão de estrume. E a tempo de plantar os alhos e as cebolas. Este Domingo é feira e vamos comprar mais legumes para plantar nos novos canteiros e ver como se dão.

2 comentários:

  1. Que horta maravilhosa :-)
    Nós também estamos agora a preparar a nossa.
    Mas os marotos dos coelhos tem sido uns atrevidos e não nos deixam as couves em paz.
    Vocês tem tido problemas com os coelhos ?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Coelhos já não andam muito por estes lados da horta porque o gato do vizinho fazia daqui o seu campo de caça predilecto mas as toupeiras são uma praga. Os alhos franceses, por exemplo, planto sempre a dobrar, metade para mim metade para elas. Aipo dos 5 que plantei só consegui comer as folhas de 1 deles os restantes foram todos devorados. Cebolas planto das roxas para elas que são finas e sobram as outras para mim. Felizmente não têm apetite por alhos...

    ResponderEliminar