Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

12.11.14

Em libertadade





É assim que criamos os nossos animais de capoeira.
Todos os dias de manhã bem cedo abrimos as portas do capoeiro e só voltamos a fecha-las no final do dia, aos últimos raios de luz. Andam o dia inteiro em total liberdade para se alimentarem de bichinhos e erva. Sim porque as galinhas e perus e fracas e patos não se alimentam só de cereais. Comem minhocas, caracóis, lesmas, escaravelho e até já vi as galinhas todas à bulha para ver qual ficava com o ratinho de campo que alguma delas conseguiu apanhar.
E além de ser melhor para elas também é mais proveitoso para nós pois desde que, à cerca de 1 ano, as passámos a soltar diariamente, nunca mais nenhuma morreu de doença. Não têm parasitas pois tomam imensos banhos de terra, e reduzimos mais de metade os gastos com ração.
Outro truque que também fazemos é colocar nos bebedouros de água vinagre de cidra, de preferência biológico pois estimula o sistema imunitário destes animais.
Os contras de criar as galinhas em liberdade é que raramente põem os ovos nos ninhos no capoeiro. Mas já lhes descobri as preferências e depois de procurar um pouco acabo sempre por encontrar os ninhos no telheiro onde guardamos a palha. Outro contra é que como andam à vontade por todo o lado, 3 das galinhas e 1 fraca, acabaram por entrar na pocilga e o porco comeu-as. Sim os porcos são omnívoro e dado a oportunidade matam e comem um franguinho sem deixar rasto.
Ou será só nesta quinta nossa que os porcos caçam galinhas que caçam ratos?

2 comentários:

  1. As minhas galinhas, se tiverem oportunidade também comem ratos.Penso que é normal, a mim faz-me um pouco confusão como é que os conseguem engolir, mas a verdade é que conseguem e para elas deve ser um bom petisco, porque brigam entre elas para ver quem o come.Com porcos não tenho experiência, mas sempre ouvi dizer que são animais muito inteligentes e que de um modo geral comem de tudo, por isso não me admiro o que contas. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá caoaoao! Não me importo nada que as galinhas comam os ratitos que quiserem mas o porco comer-me as galinhas é que já não acho tanta piada. Está feito um caçador autentico e pula à rede e aos muros onde as galinhas poisam para as apanhar. O que vale é que este fim de semana já vai para o frigorífico. Só espero que o porco não saiba a frango...

    ResponderEliminar