Cá pela quinta cada vez mais temos utilizado meios alternativos para tratar de questões de saúde simples como queimaduras, pequenos cortes ou feridas, constipações, TPM e alergias.
O chato é que acabo por ter espalhados pela casa um monte de frasquinhos com sobras de óleos e cremes que vou fazendo para as várias maleitas.
Para evitar mais sobras resolvi fazer um boião de pomada base que tenho sempre pronta e quando necessário retiro uma colher de sopa ou de chá à qual adiciono os óleos essenciais adequados à situação.
Na minha receita base utilizo 75% azeite e 25% cera de abelha, mas podem ser utilizados outros óleos carregadores, como o óleo de amêndoas doces, ou para um versão vegan, podem utilizar cera de soja ou outra. Também podem ajustar as proporções de óleo/cera de forma a personalizarem a gosto a textura da pomada, acrescentando óleo para uma textura mais suave, ou acrescentando cera para uma textura mais dura.
Para fazer esta pomada base basta levar ao lume em banho maria o azeite com a cera até derreter. Depois é só deixar arrefecer e deitar num fraco bem limpo e está sempre pronto a utilizar sempre que necessário.
Este fim de semana o avô queimou-se no braço ao acender a lareira e utilizámos 1 colher de chá rasa da pomada com 1 gota de óleo essencial de lavanda e aplicámos na queimadura. O alivio foi imediato e com apenas mais 2 aplicações ao longo do dia, tudo o que resta da queimadura é uma ténue marca.
Sem comentários:
Enviar um comentário