Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

19.11.14

Pomada Base

Cá pela quinta cada vez mais temos utilizado meios alternativos para tratar de questões de saúde simples como queimaduras, pequenos cortes ou feridas, constipações, TPM e alergias.
O chato é que acabo por ter espalhados pela casa um monte de frasquinhos com sobras de óleos e cremes que vou fazendo para as várias maleitas.
Para evitar mais sobras resolvi fazer um boião de pomada base que tenho sempre pronta e quando necessário retiro uma colher de sopa ou de chá à qual adiciono os óleos essenciais adequados à situação.
Na minha receita base utilizo 75% azeite e 25% cera de abelha, mas podem ser utilizados outros óleos carregadores, como o óleo de amêndoas doces, ou para um versão vegan, podem utilizar cera de soja ou outra. Também podem ajustar as proporções de óleo/cera de forma a personalizarem a gosto a textura da pomada, acrescentando óleo para uma textura mais suave, ou acrescentando cera para uma textura mais dura.
Para fazer esta pomada base basta levar ao lume em banho maria o azeite com a cera até derreter. Depois é só deixar arrefecer e deitar num fraco bem limpo e está sempre pronto a utilizar sempre que necessário.


Este fim de semana o avô queimou-se no braço ao acender a lareira e utilizámos 1 colher de chá rasa da pomada com 1 gota de óleo essencial de lavanda e aplicámos na queimadura. O alivio foi imediato e com apenas mais 2 aplicações ao longo do dia, tudo o que resta da queimadura é uma ténue marca.











 

Sem comentários:

Enviar um comentário