Este ano decidi tentar multiplicar a minha planta por estaquia e foi um sucesso. Cortei 3 ramos com cerca de 10 cm de comprimento e removi as folhas de baixo deixando apenas 3 ou 4 folhas no topo e coloquei num copinho com água perto da janela.
Ao fim de 10 dias já tinham criado umas boas raízes e transplantei-os para uns copos de plástico aos quais fiz uns furos por baixo e deixei-os dentro da base de um vaso com água.
Daqui a mais uma ou duas semanas volto a transplanta-los para os canteiros dos tomates na horta.
Para além de companhia obrigatória nas saladas de tomate, o manjericão também tem propriedades medicinais antissepticas, desintoxicantes, calmantes e expectorante pelo que é comum a utilização do saboroso chá desta planta para combater febre e restantes sintomas de gripes e resfriados.
Este ano vou também triturar com azeite e congelar em couvetes de gelo para temperar saladas e fazer pesto no Inverno.
Adoro mangerição, umas folhas na salada é dá um sabor divinal. Não sabia que se reproduzia assim por estaca. Vou tentar lá em casa a ver se pega.
ResponderEliminarobrigada
Pinta
Obrigada eu! Experimente e diga-me como correu...
EliminarOlá :D Passei pelo teu blog, passo algumas vezes para ver/ler as novidades, mas hoje passei exclusivamente para ver se encontrava o teu xarope para a tosse :) não é que já o soube fazer ? mas esqueci LOL coisas da idade. rsss. Mas foi muito bom vir aqui, o mangericão é uma das planta aromáticas que mais gasto e aprecio, este ano até foi comigo de férias rsss Desconhecia este milagre da multiplicação . :) Obrigada pela dica. Beijinho a todos.
ResponderEliminarOlá Ana. Obrigada por passares aqui. Beijinhos
ResponderEliminarObrigada.
ResponderEliminarObrigada.
ResponderEliminar