Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

17.6.15

Manjericão e o milagre da multiplicação

O Manjericão é uma das ervas preferidas cá por casa. Utilizamos principalmente em massas e saladas de tomate mas também em sopas e bebidas frescas. E felizmente é daquelas ervas aromáticas que quanto mais utilizas melhor porque beneficiam muito de podas frequentes.
Este ano decidi tentar multiplicar a minha planta por estaquia e foi um sucesso. Cortei 3 ramos com cerca de 10 cm de comprimento e removi as folhas de baixo deixando apenas 3 ou 4 folhas no topo e coloquei num copinho com água perto da janela.





Ao fim de 10 dias já tinham criado umas boas raízes e transplantei-os para uns copos de plástico aos quais fiz uns furos por baixo e deixei-os dentro da base de um vaso com água.



Daqui a mais uma ou duas semanas volto a transplanta-los para os canteiros dos tomates na horta.
Para além de companhia obrigatória nas saladas de tomate, o manjericão também tem propriedades medicinais antissepticas, desintoxicantes, calmantes e expectorante pelo que é comum a utilização do saboroso chá desta planta para combater febre e restantes sintomas de gripes e resfriados.
Este ano vou também triturar com azeite e congelar em couvetes de gelo para temperar saladas e fazer pesto no Inverno.

6 comentários:

  1. Adoro mangerição, umas folhas na salada é dá um sabor divinal. Não sabia que se reproduzia assim por estaca. Vou tentar lá em casa a ver se pega.
    obrigada
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu! Experimente e diga-me como correu...

      Eliminar
  2. Olá :D Passei pelo teu blog, passo algumas vezes para ver/ler as novidades, mas hoje passei exclusivamente para ver se encontrava o teu xarope para a tosse :) não é que já o soube fazer ? mas esqueci LOL coisas da idade. rsss. Mas foi muito bom vir aqui, o mangericão é uma das planta aromáticas que mais gasto e aprecio, este ano até foi comigo de férias rsss Desconhecia este milagre da multiplicação . :) Obrigada pela dica. Beijinho a todos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana. Obrigada por passares aqui. Beijinhos

    ResponderEliminar