Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

10.6.15

Os animais da quinta

Fomos obrigados a fazer uma alterações no capoeiro devido a ataques de um animal selvagem que se banqueteou com os nossos perus e frangos durante uma semana. Temos agora um capoeiro praticamente blindado e à prova de qualquer assaltante (espero eu). Fizemos uma porta de madeira bem resistente e o chão de terra batida foi substituído por cimento e posteriormente revestido por palha, também colocamos cimento em toda a volta da casa para reforçar. As galinhas, patos e gansos parecem gostar das novas instalações e claro que continuam a poder passear por todo o terreno durante o dia pois apenas à noite os fechamos no capoeiro. Até ao final do Verão espero conseguir arranjar um novo casal de perus, uma namorada para o Patolas e mais uma galinhas para reforçar a produção de ovos e de frangos.    


Ao lado do capoeiro temos a casa do porco cujo actual residente é este pequeno porco cruzado de nome Castigo. Até agora a personalidade não corresponde ao nome pois é muito bem comportado e brincalhão. Espero que assim continue e não faça como dois dos seus antecessores que encheram a barriga com as minhas galinhas.


Mais abaixo do capoeiro temos dois cavalos, um nosso e outro de um amigo. São ambos muito meigos e adoram comer as pobres pereiras que lhes fazem sombra no Verão.


E para tomar conta de todos os outros animais temos a nossa Chica. Ainda é uma bebe apesar de já estar enorme. É muito meiga, tem enorme paciência para aturar o João e são companheiros de muitas brincadeiras.

 

Porque esta é uma quinta em (tentativa de) permacultura (quase) todos os animais têm mais que uma funcionalidade. Assim sendo do capoeiro tiramos ovos e carne de frangos/patos/gansos/perus para o nosso frigorífico, adubo para a horta e ajuda no controlo de pragas e a revirar e manter saudável a pilha de composto. O porco dá-nos carne e banha e também estrume. Os cavalos para além da componente lúdica dos passeios que fazem aos fins de semana, produzem a maioria do estrume que utilizamos na horta, pomar e pastos. A Chica é um verdadeiro cão de guarda de animais e de toda a quinta para além de uma companhia maravilhosa para nós e para os miúdos.
Fora das fotos ainda temos uns Porquinhos da Índia e uns pássaros Mandarins frutos da sorte do mais velho nas rifas da feira mensal do Pinhal Novo, e duas tartarugas que adoptamos de uns amigos que não tinham mais espaço para elas em casa. Os primeiros ainda podem ter alguma utilidade pois segundo dizem os seus excrementos afastam as ratazanas, quanto aos mandarins e ás tartarugas não lhes conheço mais nenhuma utilidade a não ser entreter o avó...
Ainda tenho uma ovelhas prometidas desde o Natal para leite, lã e carne (borregos) mas parece-me que ainda não será este ano...  

Sem comentários:

Enviar um comentário