Há mais de 2 anos comprei uma maquina de fazer massa em casa. Encantada da vida arrumei-a a um canto da dispensa e pensei em utiliza-la no fim de semana seguinte. Pesquisei receitas sem fim pela blogosfera a fora, comprei todos os ingredientes mas quando o fim de semana chegou peguei nos ovos e na farinha e fiz um bolo em vez da massa... A máquina para ali ficou arrumada no tal canto da dispensa. Mas um fim de semana destes, enquanto os miúdos estavam de férias com a avó, enchi-me de coragem e juntei 200gr de farinha com 2 ovos e amassei durante 5 minuto. Depois de ler a básicas instruções da máquina, dividi a bola de massa brilhante em 2 bolas mais pequenas e passei a medo na máquina. Surpreendentemente a massa foi-se transformando à frente dos meus olhos num rectângulo de massa suave e lisa e cada vez mais fina. Aos fim de cerca de 5 passagem na máquina tinha umas lindas fitas de massa de queixei secar num tabuleiro por cerca de 15 minutos. E ainda incrédula com a simplicidade de todo o processo simplesmente cozia-a em água a ferver com sal e um fio de azeite.
A receita é do mais simples que existe:
100 gr de farinha + 1 ovo por cada pessoa.
Amassar bem a massa até ficar com uma textura homogénea, macia e brilhante.
Eu como achei que estava um pouco seca e com dificuldade em amassar juntei umas poucas gotinhas de azeite. Depois é só passar na maquina, cortar (também na máquina) e deixar secar polvilhada com farinha cerca de 15 minutos antes de cozer.
Bom apetite!
Depois deste post decidi comprar uma! :) Gosto tanto de massa fresca!
ResponderEliminarAo que parece também se pode congelar, no caso de sobrar massa.
Bem, sobrar massa cá em casa seria uma estreia.... Mas para a próxima vou dobrar a receita e congelar uma parte para ver como fica. Obrigada pela sugestão!
Eliminar