As favas já foram todas apanhadas e congeladas para o resto do ano, e os canteiros onde estavam já foram replantados com novas plantas.
No lugar das favas estão agora uns lindos pimentos verdes, vermelhos e padron.
Os primeiros tomates estão agora a nascer. Este ano plantámos cherry, chucha e de cacho. São sem duvida as estrelas da horta de Verão e fazem sucesso entre todos os membros da família, incluindo os mais pequenos que adoram come-los directamente do cacho durante as idas à horta .
Indispensável nesta nossa horta para além do tomate são também o alho francês e os broculos que todos adoramos em sopas, em salteados ou assados no forno com carne ou peixe. Todos os meses na feira compramos cerca de 15 pés de cada e assim temos sempre.
Apesar do tempo das couves já ter acabado ainda temos uns belos repolhos a crescer...
As courgetes é dos legumes mais fáceis de crescer e dão-se muito bem por estes lados.Têm muito pouco tempo na terra e já tenho algumas boas para apanhar.
E as minhas preferidas da horta nesta altura... ervilhas, ervilhas de quebrar e feijão verde. Deliciosos em salteados de legumes, num arroz de tomate campestre ou numa saladinha de feijão verde cortadinho.
e finalmente os alhos, na terra desde o inicio do Inverno, e que Inverno este com frio e chuva.... mas parece que estão bons e a crescer. Ainda não estão prontos temos que aguardar pelo S.João...
E este foi o cabaz para o jantar de ontem: Alho francês,broculos, courgete, ervilhas de quebrar e ainda uns grelos de couve para compor o ramalhete.
É uma sensação fantástica puder chegar à horta e apanhar o jantar e completar com um dos nossos frangos caseiros assados no forno. Uma refeição deliciosa e apenas com coisas produzidas aqui na quinta...
Sem comentários:
Enviar um comentário